Quem Somos


Fundado em meados de 2006, o Banco de Remédios consiste em uma entidade sem fins lucrativos e surgiu da necessidade de seu fundador, Dámaso Macmillan, transplantado renal há 31 anos, que viveu na pele a dificuldade de conseguir medicamentos.. Localizado inicialmente no Centro Histórico de Porto Alegre, Galeria Malcon, a instituição começou focada em ajudar pacientes renais crônicos. Entretanto, devido à crescente procura e o pedido de alguns hospitais para que atendessem outras patologias, é possível atualmente conseguir remédios para todo tipo de doenças.

O Banco de Remédios é uma instituição autônoma, privada e sem vínculos governamentais ou partidários, mantida única e exclusivamente pelos seus associados. A formação dos estoques, classificação, verificação do conteúdo e do prazo de validade, bem como as ações administrativas e de marketing, são feitas por profissionais colaboradores, tais como médicos, farmacêuticos, sociólogos, administradores, advogados, publicitários, entre outros.

O Banco de Remédios recebe e fornece doações para todo o Brasil. Muitos remédios são remetidos via Correio e, ao chegar ao Banco, é feita uma triagem por uma equipe treinada, porque o medicamento, mesmo estando no prazo de validade, mas mal condicionado, não pode ser usado. Não são aceitas doações de medicamentos líquidos e em creme. Todo o remédio em comprimido mesmo com a embalagem já aberta, cujo consumo ficou pela metade, pode ser doado. O estoque inclui mais de 7.000 medicamentos dos mais variados tipos, desde analgésicos e pílulas anticoncepcionais até medicamentos para doenças crônicas. Entre elas, renais, cardíacas, autoimunes, câncer e diabetes.

“A diferença do Banco de Remédios para a Farmácia Solidária é que se não tem medicamento no estoque nós vamos atrás através das redes sociais, profissionais da área da saúde, laboratórios, hospitais. Nunca ficamos sem conseguir o medicamento devido à credibilidade ao reconhecimento do nosso trabalho”, destaca Dámaso, que hoje ocupa o cargo de diretor presidente da entidade.