segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Doação de sangue é fundamental para salvar vidas

Doe sangue. O Banco de Remédios apóia essa ideia.
No Dia do Doador de Sangue, veja curiosidades sobre essa prática e saiba como ajudar


O estoque vive no limite e o que eles oferecem não pode ser fabricado em nenhuma indústria do mundo. Estamos falando dos hemocentros. O sangue, captado nesses locais, salvam milhares de vidas todos os dias ao redor do mundo. O sangue que corre nas veias humanas é um material que não pode ser substituído por nenhum outro componente encontrado na natureza. Mas, para que o sangue de uma pessoa chegue até outra, é preciso que haja doação. E nesse 25 de novembro é comemorado o dia do doador de sangue.

Nós conversamos com o hemocentro de Rio Preto para saber algumas curiosidades que você provavelmente desconhecia.

Você sabia?

Os tipos de sangue são O+, O-, A+, A-, B+, B-, AB+ e AB-. Mas no hemocentro de Rio Preto o sangue mais comum coletado é O+ e o mais raro é o AB-.

No Brasil a proporção na população é

  • O+ 36%
  • A+ 34%
  • B+ 8%
  • AB+ 2,5%
  • O- 9%
  • A- 8%
  • B- 2%
  • AB- 0,5%

Todas as doações são voluntárias no hemocentro de Rio Preto?
De acordo com a legislação toda doação (em Rio Preto e em todo Brasil) deve ser voluntária, altruísta e não remunerada direta ou indiretamente. Existem famílias que quando um de seus membros recebe uma transfusão sanguínea, se mobilizam para repor ao estoque o sangue que foi utilizado, este tipo de doação é chamada de doação para reposição, mas não deixa de ser voluntária.

Uma bolsa de sangue salva até quantas vidas?
Uma bolsa de sangue é fracionada em até 4 hemocomponentes diferentes: hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, sendo assim temos 4 bolsas que serão transfundidas em 4 pacientes diferentes.

Além do sangue é possível fazer outras doações?
Sim, no Hemocentro de Rio Preto existem dois tipos de doações. São elas: doação de sangue total e doação de plaquetas. Além disso podemos fazer o cadastro para se tornar doador de medula.

Qual o caminho que o sangue faz depois da doação?
O sangue vai para o processamento e é dividido em quatro hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecitado). As bolsas são liberadas após resultados dos exames e são armazenada e distribuídas posteriormente.

Por que a doação é de 450ml, e não mais ou menos?
No Brasil é a quantidade preconizada, a bolsa contém anticoagulante para a quantidade de 400 à 450ml de sangue, sendo assim, se mais ou menos a bolsa ficará imprópria para utilização, com excesso ou falta de anticoagulante.

Quem recebe transfusão pode doar sangue?
Quem recebe qualquer tipo de transfusão deve aguardar 12 meses para doar sangue.

Homens podem doar mais vezes ao ano do que as mulheres? Por quê?
A Legislação vigente nos traz que homens podem doar até 04 vezes no período de 12 meses e mulher 03 vezes no período de 12 meses, em um intervalo mínimo de 02 meses para homens e 03 meses para mulheres, devido à mulher ter a perda de sangue mensal durante o período menstrual.

Por: Fabrício Santana | Fonte: Diário da Região (Ouro Preto)