domingo, 26 de agosto de 2018

Cascavel (PR): remédio está em falta há mais de 60 dias

Pacientes que fazem tratamento contra a depressão estão desamparados...


Em meados de junho a CGN noticiou que os pacientes que utilizam o antidepressivo Sertralina não estavam conseguindo o remédio na rede básica de saúde. Na época a prefeitura afirmou que a compra já estava sendo providenciada. Mais de dois meses se passaram e o remédio ainda não está disponível.

A situação gerou grandes transtornos para os pacientes que fazem tratamento contra a depressão. Um paciente que procurou a CGN conta que precisou buscar nova consulta médica e o medicamento  foi alterado. Ele está tomando três comprimidos de Fluoxetina para tentar ter o mesmo efeito que obtinha com a Sertralina, que já estava acostumado.

Não são poucos pacientes. Em junho o município afirmou que a demanda era de 100 mil comprimidos ao mês.

Na área dos antidepressivos a Sertralina não é o único medicamento que está em falta. O bupropiona também está em falta e, ao procurar a farmácia básica, não é repassada nenhuma previsão de quando o medicamento deve chegar.

Atualização

A Secretaria de Saúde informa que o medicamento BUPROPIONA é adquirido pelo Governo Federal para os pacientes cadastrados no Programa Antitabagismo. A entrega ocorre através do Governo do Estado (10ª Regional) e a dispensação aos pacientes ocorre através da Farmácia Básica I. O medicamento encontra-se na Central de Abastecimento, em fase de conferência, entrada no sistema e envio para a Farmácia Básica, processo esse que deve ser regularizado hoje (21/08).

Quanto ao medicamento SERTRALINA, a previsão de normalização do estoque é para até o final da próxima semana. O empenho já foi emitido e a Secretaria aguarda a entrega do fornecedor.

Por: Mariana Lioto | Fonte: CGN