terça-feira, 22 de maio de 2018

Remédios vencidos são encontrados em posto de saúde de Nova Friburgo, no RJ

Alguns medicamentos perderam a validade em 2016. Comissão de Saúde da Câmara e Conselho Municipal de Saúde fizeram o flagrante em Amparo

Caixas cheias de medicamentos vencidos foram encontradas no posto de saúde em Amparo, distrito de Nova Friburgo | Fotos: Arquivo Pessoal/Johnny Maycon

Uma fiscalização no posto de saúde do distrito de Amparo, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, encontrou vários medicamentos vencidos na unidade.

O flagrante foi feito no dia 21 de maio por integrantes da comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e membros do Conselho Municipal de Saúde.

Vários medicamentos estão com data de validade vencida em Nova Friburgo, no RJ

Segundo o vereador Johnny Maycon, que participou da fiscalização, foram encontrados medicamentos vencidos desde 2016, 2017 e março deste ano, além de caixas lacradas, também com remédios fora da validade.

Fiscalização foi feita no dia 21 de maio

Johnny informou que um remédio indicado para tratamento de giardíase e amebíase chegou na unidade em 21 de maio e tem prazo de validade até o mês que vem.

Água para injeção vencida desde abril de 2016 foi encontrada no posto de saúde em Amparo, distrito de Friburgo

Em nota, a Prefeitura informou que os medicamentos encontrados na UBS de Amparo,não foram oferecidos à população depois que perderam a validade.

Disse ainda que "sobraram por não terem sido usados dentro do prazo" e que "já fez a solicitação online de descarte".

A Secretaria de Saúde está aguardando que a EBMA faça o recolhimento do material para que sejam adotados os procedimentos recomendados.

Fonte: G1